08/08/2015

Ideias de jerico

 
Qual o melhor cenário para Lula e o PT?  O impeachment de Dilma por injunções políticas (quer dizer: sem o claro estabelecimento de seu envolvimento direto nas falcatruas do Petrolão e periféricos)  ou uma renúncia --hipótese que considero mais factível--  numa crise política aguda que o PT depois possa caracterizar de “golpista” e provavelmente instada por Lula por debaixo dos panos. O PT liderado por Lula iria para aquilo que os franceses chamam de “cure d’oposition” (terapia de oposição) e em alguns meses --senão semanas--  com sua máquina sindical e “movimentos sociais”,  liberto de qualquer responsabilidade,  passará a fazer de novo o que tradicionalmente faz melhor: se opor, denunciar as políticas “neoliberais” , fazer greves, notadamente no serviço público.

 É evidente que o seu desgaste é tamanho que dificilmente recuperaria uma maioria e sofreria nas eleições de 2016, embora, possivelmente, menos do que sofrerá com Dilma. Mas ninguém é capaz de prever a trama política de 2018, a capacidade ou não de Lula “dar uma de Getúlio” – refiro-me à volta, não ao desenlace final.   O que é certo, no entanto, é que a crise econômica vai prosseguir, pelo menos mais dois anos --salvo circunstâncias internacionais excepcionalmente positivas, que não se vislumbram no horizonte--  e quem estiver no governo irá se desgastar politica e eleitoralmente. Por isso acho o deslumbramento com um impeachment  sem “batom na cueca”,  ou essa proposta sem nexo constitucional algum, de alguns tucanos,  da “eleição antecipada” autênticas e legítimas ideias de jerico.

 Essa última seria plausível apenas no parlamentarismo. Durante muito tempo fui um parlamentarista convicto. Meus quatro anos como deputado federal arrefeceram consideravelmente esse entusiasmo. Imagino o que seria a política ambiental de uma maioria parlamentar no Congresso atual... Naturalmente falo no contexto do atual sistema eleitoral.

 E aí, então???  Penso o seguinte: Dilma foi eleita legitimamente no que pese a profunda desonestidade de sua campanha eleitoral. Agora ela e o PT têm que segurar a pemba, pagar o preço político da crise econômica que engendraram e viver o desgaste do Lava Jato, até a última gota. Até 2018.  O PT terá que aprender a respeitar a integridade das empresas estatais e parar de saqueá-las para constituir tesouros de guerra, dialogar com o espectro político e pactuar republicanamente com a oposição em torno de pontos chaves, incluído ali o controle do gasto público que ninguém –inclusive o STF--  parece querer enfrentar.  Vai ter que lipoaspirar o mistério 39 e os 22 mil cargos comissionados, para início de conversa.

Não há atalhos a não ser os para o desastre. Dilma ganhou ano passado com uma campanha enganadora mas a oposição perdeu por sua própria incompetência associada a uma trágica fatalidade. Apesar dos erros que Eduardo Campos cometeu no início de sua campanha, notadamente no Rio,  e de sua dificuldade de penetrar nos grandes centros e no sul do país, tenho a impressão que na dinâmica das fases mais avançadas do primeiro turno teria uma chance de ir ao segundo e derrotar Dilma. Marina teve que lidar com a tragédia e não se mostrou talhada para a dificílima missão. Aécio teve um início totalmente bisonho, conseguiu chegar ao segundo, como candidato até que foi bem na reta final mas sua campanha em termos de comunicação e estratégia foi um desastre total. É perdeu feio em Minas e no Rio, o fator fatal.  


 Essa é a história do Brasil. Não se a reescreve. Aconteceu. Temos que assumi-la. Daqui para frente há um campo para uma crise muito pior que imaginamos que espero não ocorra. Na intolerância tanto a anti como a pro petista das redes sociais, na ressureição da extrema-direta sem complexos --grande façanha do PT!--  e, sobretudo, na crise econômica que ainda vai priorar bastante antes de começar a melhorar, vai se dar o jogo delicadíssimo e dificílimo de evitar que esse país e seu povo paguem um preço horrivelmente elevado.

Um comentário:

  1. Apoiei a OSI,fui Líder Estudantil em 1980,e não me identifico com esta esquerda que está no poderTodo o dinheiro que foi desviado da Petrobrás poderia estar sendo usado em Saúde,Educação e Moradia

    ResponderExcluir