No início, em 1985, foram bicicleatas cobrando do então prefeito Saturnino Braga as primeiras ciclovias que não sairam por causa da falência do muncípio, em 88. Depois, no governo Marcello Alencar, foi a gênese. Consegui convencê-lo a incluir nos projetos Rio Orla e Lagoa feitos para a Rio 92, as ciclovias da orla e a faixa compatilhada da Lagoa. Depois, na secretaria de meio ambiente, iniciamos a implantação sistemática das Ciclovias Cariocas, baseados no exemplo de Amsterdã, com seus equipamentos de apoio: bicicletários, sinalização, etc...
A conferir, a memória visual:
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Uma bicicleata
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O prefeito Marcello Alencar topou incluir as ciclovias em toda extensão do projeto Rio Orla. Apanhamos da imprensa mas aconteceu! |
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Ciclovia do Rio Orla, feitas para a Rio 92
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O sistema cicloviário carioca começou pelo ponto de maior visibilidade criando o "fato cultural". E pegou! |
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A faixa compartilhada da Lagoa |
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Anunciando a implantação da ciclovia Mané Garrincha
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Inaugurando a Mané Garrincha com Elza Soares e Montenegro, botafoguenses e meu filho
Guilherme marcando a presença rubro negra |
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O monociclo de Breno Morroni na inauguração |
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A Mané Garrincha à sombra do Pão de Açucar... |
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Rua Francisco Otaviano: a ciclofaixa feita durante o Rio Orla revelou-se desfuncional era invadida pelos carros
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A solução foi impantar a ciclovia João Saldanha. João havia morado ali do outro lado da rua... |
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A sinalização concebida por Jair de Souza |
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Primeiras marretadas para a ciclovia Rubro Negra |
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Bicicletários modelo Amsterdã |
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Melhor solução para a orla, ocupa o mínimo de calçada |
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Malha cicloviária carioca: ainda falta muito |
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