14/10/2012

Ciclovias Cariocas: memória visual



No início, em 1985,  foram bicicleatas cobrando do então prefeito Saturnino Braga as primeiras ciclovias que não sairam por causa da falência do muncípio, em 88. Depois, no governo Marcello Alencar, foi a gênese. Consegui convencê-lo a incluir nos projetos Rio Orla e Lagoa feitos para a Rio 92, as ciclovias da orla e a faixa compatilhada da Lagoa. Depois, na secretaria de meio ambiente, iniciamos a implantação sistemática das Ciclovias Cariocas, baseados no exemplo de Amsterdã, com seus equipamentos de apoio: bicicletários, sinalização, etc...


 A conferir, a memória visual:

Uma bicicleata
O prefeito Marcello Alencar topou incluir as ciclovias em toda extensão do projeto Rio Orla. Apanhamos da imprensa mas aconteceu!
Ciclovia do Rio Orla, feitas para a Rio 92

O sistema cicloviário carioca começou pelo ponto de maior visibilidade criando o "fato cultural". E pegou!
A faixa compartilhada da Lagoa
Anunciando a implantação da ciclovia Mané Garrincha



Inaugurando a Mané Garrincha com Elza Soares e Montenegro, botafoguenses e meu filho 
Guilherme marcando a presença rubro negra
O monociclo de Breno Morroni na inauguração
A Mané Garrincha à sombra do Pão de Açucar...
Rua Francisco Otaviano: a ciclofaixa feita durante o Rio Orla revelou-se desfuncional era invadida pelos carros

A solução foi impantar a ciclovia João Saldanha. João havia morado ali do outro lado da rua...

A sinalização concebida por Jair de Souza
Primeiras marretadas para a ciclovia Rubro Negra
Bicicletários modelo Amsterdã
Melhor solução para a orla, ocupa o mínimo de calçada

Malha cicloviária carioca: ainda falta muito

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