25/09/2012

Transporte hidroviário: Veneza Carioca




Um complemento  da conexão hidroviária Centro-Barra, proprosta no blog anterior, é o projeto Veneza Carioca que pretende viabilizar a utilização das lagunas e canais da Barra da Tijuca, Vargens e Recreio para o transporte hidroviário local, interligado toda a região, desde o canal da Joatinga até o de Sernambetiba onde seria construída uma nova marina, utilizando todos as as lagunas, rios e canais da região.  Esse sistema de mobilidade hidroviária local se conectaria com a ligação com o centro através do canal da Joatinga.

  Para tanto é preciso promover dragagens das lagoas e canais da Barra/Recreio para lhes dar condições de navegabilidade. Uma grande parte da verba já está disponível no projeto de macrodrenagem da baixada de Jacarepaguá.  Será preciso também reassentar, em local próximo, as comunidades hoje ocupantes de faixas marginais de proteção de rios e canais.

 O projeto Veneza Carioca também prevê a reconstituição de uma laguna, no passado existente em Vargem Pequena e a criação de um Parque ao seu redor. 

  Por outro lado, consagra uma outra modalidade inteiramente nova de ocupação da área, com casas e prédios baixos sobre placas flutuantes de concreto, no grade existente hoje, evitando aqueles aterros com elevação de terreno que constituem o atual padrão construtuvo da Barra e que engendram a proliferação de saibreiras e a devastação  no maciço da Pedra Branca.

  Funcionaria com um sistema separador absoluto de esgoto e três estações de tratamento locais.  A drenagem seria efetuada por uma malha de canais, existentes e adicionais,  que serviria também para o transporte hidroviário local. Esse projeto estabelece um padrão de ocupação de uma área muito vulnerável de Vargem Pequena, Grande e Recreio, hoje muito alagadiça e com constantes riscos de favelização, já adaptado às futuras consequencias do aquecimento global que tornará aquela região ainda mais vulnerável e alagadiça, comprometendo o padrão de esgotamento sanitário e  drenagem do tipo tradicional. Essa técnica de construção sobre placas flutuantes de concreto já existe em outros países com sucesso.

Ligação com a conexão Centro-Barra pelo canal da Joatinga
Área alagadiça. Presente padrão de ocupação é insustentável, vai inundar no futuro...
Ocupação na faixa marginal de proteção. Demanda reassentamento em local próximo.
Área da futura lagoa
Canal tomado por gigóias. Ficará navegeavel depois de dragado. Há formas de fazer hidraulicamente sem afetar vegetãção das margens.





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