23/09/2010

Marina em segundo no Rio, detalhes

A pedidos, e na medida do possível, dou mais detalhes sobre a situação de Marina no Rio. O Datafolha assinala um empate entre ela e Serra na disputa pelo segundo lugar mas, posso afirmar que ela já o ultrapassou com um ponto de vantagem, pelo menos. Na capital isso já havia ocorrido há mais de uma semana e a vantagem é de pelo menos seis pontos. Já passou na Baixada também, por um ponto. Serra segue na frente no interior mas Marina está subindo.

No computo geral, em votos válidos, Dilma caiu três pontos, Serra dois e Marina subiu cinco. Na cidade do Rio de Janeiro, Marina encosta no Serra na zona sul (Dilma, atipicamente, lá está em terceiro). Na grande Tijuca, subúrbios da Central e da Leopoldina, Jacarepaguá e na parte mais distante da zona oeste, Campo Grande e Santa Cruz, Marina já está em segundo lugar. Serra mantêm essa posição apenas no grande Bangu.

O Rio costuma ser antecipador de tendências nacionais. No último Datafolha ,Marina sobe 2% e vai a 13%. Pode ultrapassar Serra e simultaneamente viabilizar o segundo turno contra Dilma. Não é impossível se considerarmos que essas ondas de reta final costumam ser exponenciais não aritméticas e que há claramente –para mim pelo menos-- uma subestimação da intenção de voto em Marina, em função do fenômeno que os especialistas em pesquisas chamam de “voto oculto”, e que no caso, penso estar ocorrendo na população mais pobre, sobretudo entre os evangélicos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário