22/09/2010

Marina passa Serra no Rio de Janeiro!

Posso afirmar com segurança que Marina, que já havia ultrapassado Serra na cidade do Rio de Janeiro, há uma semana, acaba de fazê-lo no cômputo geral do estado. A situação no Rio é a seguinte: uma queda acentuada de Dilma, uma pequena recuperação de Serra e uma progressão forte e muito significativa de Marina, que começa a transcender a classe média politizada, onde ocorreu o essencial desse crescimento. Há uma "onda Marina" em gestação, que vai se potencializar numa crescendo até o dia 3 de outubro. Ela se assemelha àquela que levou Fernando Gabeira ao segundo turno em 2008. Gabeira vinha em quarto lugar em meados de setembro. Ultrapassou Jandira Feghali nos últimos dias e Marcelo Crivella no próprio dia da eleição.

Nas eleições contemporâneas, o processo de decisão vem sendo cada vez mais empurrado para os últimos dias. Isso deve-se ao aparente paradoxo: o eleitorado é cada vez mais politizado mas, cada vez mais desinteressado por política. Nos últimos dias, sendo o voto no Brasil obrigatório, ele se coloca: “agora vou precisar pensar nisso” e entra em modo de decisão sensivel à “contaminação” dos formadores naturais de opinião, que existem nas famílias, locais de trabalho, estudos, táxis e botecos.

Lideranças carismáticas são mais susceptíveis de gerar ondas na reta final, e Marina tem esse atributo. Não é possível prever se essa "onda Marina" será suficiente para levá-la a ultrapassar Serra no âmbito nacional, e tirar votos suficientes de Dilma para ir ao segundo turno com ela. Mas pode acontecer. Vai depender do impulso de cada um de nós de participar da onda e ser + 1.

Explica...

Talvez o temor dessa onda explique o estranho episódio dos arrombamentos e furtos nas sedes do PV em São Paulo, Brasília e Acre. Estaremos entrando na alça de mira dos aloprados?

Programa Sirkis no ar: vamos levar Marina para o segundo turno!

Nenhum comentário:

Postar um comentário