28/05/2020

Descarbonario apresentação sumário do meu novo livro

VEJA O VÍDEO


Descarbonário é um livro sobre as andanças e peripécias no universo dos que lidam com um dos mais graves problemas da humanidade: as mudanças climáticas. Alfredo Sirkis é dos percursores da causa ambientalista no Brasil.  Ele explica a crise climática global e seus reflexos aqui e no resto do mundo. É uma narrativa em primeira mão de quem participou como membro da delegação brasileira e personalidade ambientalista, das diversas conferências internacionais. 

 Mas o Clima é simplesmente o pano de fundo de uma  narrativa ágil de idas e vindas, com as muitas histórias e causos do autor.  Narra episódios que viveu na política brasileira, nos últimos 30 anos, ao curso de variados governos  inclusive sua quixotesca campanha presidencial, pelo Partido Verde, em 1998. Conta suas experiências como secretário de meio ambiente e urbanismo do Rio,  “pai das cicloviais cariocas” e impulsionador dos mutirões de reflorestamento.  

 Dá sua visão sobre temas de grande atualidade: campanhas eleitorais, funcionamento do Congresso, escândalos de corrupção, a Lava Jato, questões comportamentais, ascensão e queda da esquerda, ressurgimento e vitória a extrema-direita. A abordagem é feita de um ângulo pouco convencional com uma visão fortemente independente e entremeada de causos divertidos ocorridos no Brasil e em outros países por parte de um muito viajado e experiente observador da história contemporânea.

 Adota uma posição de “centro radical” crítico aos enormes erros cometidos pelo PT mas de opositor feroz do descalabro ambiental e humano do bolsonarato. Também discute alternativas para uma recuperação econômica pós-depressão COVID19. Registra a falência do modelo de financeirização neoliberal e a necessidade de um tipo de  ação do estado que ajude a promover um novo ciclo de desenvolvimento sustentável, descarbonizante e gerador de empregos que, ao mesmo tempo, tire a burocracia opressiva de cima das empresas. Defende um mecanismo de financiamento da descarbonização produtiva na qual o menos-carbono(reduzir ou remover carbono da atmosfera) seja o “novo ouro”. 

  A narrativa nos conduz pelos subterrâneos da gelada Montreal, da quente e úmida Bali, por Varsóvia e PInsk –onde revisita sua história familiar-- , Durban, Joahnesburgo, Lima, Paris, Havana, Pequim, Xangai, Dalian, Varsóvia, Bogotá,  Bonn, Los Angeles,  Nova York e outras cidades que visita com seu olhar de repórter e agudo analista de conjunturas políticas. Há diversos episódios com os personagens mais díspares da política brasileira como Leonel Brizola, Fernando Henrique, Dilma, Marina Silva, Michel Temer e  Bolsonaro.  

 É um livro de ação e reflexão que tem o Clima como pano de fundo sobre o palco das paixões políticas dos últimos 30 anos, um balanço de tempos conflitivos de uma democracia hoje ameaçada pelo caos vindo do Planalto.  Coincide com 40 anos do lançamento do best seller e Prêmio Jabuti, de 1981,  Os Carbonários, relançado como áudio book e e-book. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário