30/07/2011

Panorama cicloviário 2: Viena

Viena apresenta uma presença significativa da bicicleta (e secundariamente do patinete) como meios de mobilidade individual não-motorizada. Tem uma rede de ciclofaixas uni e bi direcionais, bicicletários e postos de locação automáticos.

Abaixo uma ciclofaixa unidirecional na avenida dos museus e um bicicletário tipo "grampo".


Aqui uma ciclofaixa bidirecional sobre a calçada:


O sistema de postos de locação automáticos é similar mas de qualidade inferior ao Velib, de Paris. Também propicia meia hora de utilização gratuita. Ao contrário de Paris onde há postos a cada 300 metros, no máximo, em Viena vi poucos pontos e alguns desativados. Ao contrário de Paris a cidade não promove o sistema.


É financiado por patrocinadores em troca de inserção publicitária:


O sistema eletrônico de encaixe é idêntico ao do Velib:


A gente obtem a matrícula, a senha e retira a bicicleta usado o cartão de crédito que serve para garantir o depósito e pagar para além dos 30 minutos grátis:


Menos usado que a bike mas com um certo charme o bom e velho patinete também está na moda:


Viena, apesar dos muitos ciclistas não está na ponta das redes cicloviárias de qualidade como Amsterdã, Copenhagen e várias cidades alemãs, ou como Paris no tocante ao sistema Velib de locação automática. Há uma certo ar de descuido numa cidade muito bem cuidada. Falta uma sinalização atrativa, melhor conservação conservação --as ciclofaixas não são repintadas há muito tempo) , enfim, falta aquela linguagem urbana que dá visibilidade e importância ao sistema. A cidade oferece alguma infra-estrutura ao ciclista mas deixa claro que isso não está dentre suas prioridades ou grandes atrações.

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