20/07/2011

Budapeste: séculos de história

Budapeste é uma dessas cidades onde muitos séculos de história nos contemplam. Construída em volta do Danúbio (que não chega a ser azul) foi relativamente poupada na segunda guerra mundial. A menor renovação urbana do socialismo real ajudou a preservar não apenas sua arquitetura estupenda como suas linhas de bondes e troley buses. Possui três linhas de metrô e, de uns quatro anos para cá, a bicicleta começou a ser bastante usada embora haja uma infra-estrutura cicloviária acanhada.

Gostei dos bondes/VLT. Um meio de transporte ideal para os centros urbanos. Na Europa Oriental não se deu o processo de liquidação dos bondes no pós-guerra que no Rio aconteceu nos anos 60, quando liquidamos 300 km de trilhos. Agora Budapeste está modernizando seus bondes com os modernos VLTs.

Tanta coisa para ver que a gente fica tonto. Hoje visitamos a segunda maior sinagoga do mundo, onde estão enterrados mais de 2 mil judeus assassinados no gueto de Budapeste em 1945. Também o incrível prédio do Parlamento húngaro. Vale a pena ver o vídeo dos bondes e a galeria de fotos.










Vídeo: Bondes em Budapeste
video




Nenhum comentário:

Postar um comentário