04/11/2010

No caminho de Marina

Marina apontou o caminho
O rumo que o Partido Verde deverá seguir nacionalmente daqui para frente é o traçado pela campanha de Marina. A consolidação de uma terceira força, independente dos blocos comandados pelo PT e pelo PSDB. A característica clássica de forças que aspiram esse papel é uma postura radical, hostil aos dois grandes blocos. A originalidade da campanha de Marina foi justamente uma alternativa sem hostilidade ou radicalismo. Marina defendeu o realinhamento histórico e anunciou que, na hipótese de vitória, procuraria governar com o dois partidos social-democratas que, nas palavras de FHC “disputam para ver quem lidera o atraso”.

Dilma venceu as eleições fundamentalmente porque a maioria do eleitorado brasileiro, satisfeito com o estado da economia, não quis uma mudança profunda de equipe de governo; preferiu apostar na continuidade. Devemos democraticamente aceitar sua vontade soberana. Durante a campanha, ela demonstrou grande força de vontade e determinação para ultrapassar suas próprias limitações, graves dificuldades e vicissitudes. Isso deve ser considerado e respeitado.

Marina sempre colocou que defendia o “debate e não o embate” e, sistematicamente, alertou contra a absurda campanha suja que caracterizou as duas candidaturas no segundo turno. Buscou o diálogo com ambas em termos programáticos. Sua postura foi unanimemente encampada pela direção do PV. Dialogamos com representantes de Dilma e Serra em torno da nossa Agenda Verde. Ambos aceitaram a maioria dos pontos, e se posicionaram por escrito em relação a eles e em relação aos que não concordaram total ou parcialmente. A discussão com o representante de Dilma, Marco Aurélio Garcia foi séria e objetiva.

O documento, pessoalmente firmado por Dilma, é nosso guia de estrada no relacionamento com seu governo. Vamos cobrar esse compromisso e apoiar a execução dos vários pontos com os quais concordou. Vamos continuar lutando pelos demais. Todas as posições do governo que, na nossa avaliação, estejam conforme o interesse público e, ao que achamos ser bom para o Brasil, serão apoiados. O que acharmos criticável e susceptível de oposição serão alvo de crítica, sempre de uma forma republicana, leal e construtiva.

Não haverá adesão, nem oposição sistemática. O caminho é a independência. O caminho é o de Marina.

14 comentários:

  1. Uma curiosidade é nossa é sua opinião sobre o posicionamento evidenciado desde o primeiro turno por parte do seu amigos e fiel escudeiro Fernando Gabeira de apoio a Serra. Não fosse só a antecipação de decisão frente ao que o PV ainda discutia, foi um desrespeito à candidata verde Marina Silva.
    Além disso, não seria mais próximo do PV o PT? Até pela sua trajetória e da própria Marina?

    Marina quis a neutralidade para não ter que passar o amargor de apoiar os tucanos, tão queridos dos verdes?

    A política neoliberal não seria contraditória a quem defende o ambiente?

    ResponderExcluir
  2. Angeline "Neoliberal" é uma palavra que saiu de moda depois que o PT com Palocci deu continuidade à política econômica dos anos FHC inclusive colocando Henrique Meirelles, na época filiado ao PSDB, no Banco Central. Foi até um posicionamento correto porque manteve a estabilidade econômica e deu ao seu governo a possibilidade de ter sucesso. Nessas alturas do campeonato você usar o que virou nada mais que um epiteto me causa estranheza. Gaberia foi apoiado por Serra e parece lógico que iria apoia-lo. De minha parte votei 43, mais uma vez... Para nos os tucanos e os petistas são tão queridos ou malqueridos uns quanto os outros. Voce faz uma interpretação de Marina que não procecede. Ela defendeu a indeptendência porque é melhor para o PV, no futuro. Quanto à política neoliberal e o meio ambiente eu teria que buscar o neo-liberalismo numa política tipo Carlos Menem, na Argentina, no Brasil nem FHC foi neoliberal, estava mais para um liberal-social e como vimos macroeconomicamente Lula não foi muito diferente. O neoliberalismo não oferecer as melhores condições para defender o meio ambiente porque enfraquece o estado mas o estado devastador do socialismo real ou do chavismo é ainda mais predador do meio ambiente. Sirkis

    ResponderExcluir
  3. Clap clap clap! Por essa e por outras, esse é o meu deputado! Eu vou cobrar, hein!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Não fui favorável ao Serra, pelo contrário, mas acho exemplar a postura do PV em permitir que cada membro seja livre para apoiar quem quiser.
    Angeline, eu não sou expert em política, mas me parece que você está a julgar o PV com um olhar da "velha política", quando a proposta do PV é justamente diferenciar as coisas.
    Dessa forma, embora eu compartilhe contigo o desagrado pelo fato do Gabeira apoiar José Serra, fico extremamente contente com a liberdade dentro do partido e mais: com o fato de mesmo com as diferenças continuarmos nos entendendo. Isso é muito bonito, espero mesmo que continue funcionando.

    Sirkis, como estudante de Arquitetura e Urbanismo, te dei meu voto esperando melhorias pro físico da nossa cidade. Espero te dar mais outros votos, vou acompanhar direito tudo isso.

    Se não for incômodo, gostaria de saber mais sobre o corpo do partido, já que me identifico com as propostas. Quem sabe participar até.
    Abs

    Suel Fruvasc

    ResponderExcluir
  5. Vimos que em nosso estado a onda verde esta encorpada. Como estão os projetos do PV em âmbito municipal, sobretudo no interior do estado, e como fazer pra poder participar, pois vi que nem em todos os municípios existem diretórios do partido. Sou carioca, mas tenho um carinho especial pela costa verde e gostaria de poder discutir idéias para a região.Sds verdes.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela resposta, Sirkis. Sucinta , objetiva e século XXI. Não podemos ficar repetindo os mesmos erros de sempre. O mundo não está só dividido em " bonzinhos" de um lado e " lobo mau " do outro.

    ResponderExcluir
  7. Marina morena, o Brasil te espera novamente em 2014!

    Agora, acho que Marina tem de dar um jeito de se evidenciar nas eleições de 2012 para que não se apague daqui até lá.

    Temos que aproveitar que o DEM quer se separar do PSDB para lançar candidatura própria em 2014 enfraquecendo os tucanos.

    Chance para Marina.

    ResponderExcluir
  8. Exmº. Sr. Sirkis

    Sabemos que o mandato de Marina se encerra no dia 31/12/2010.

    Sabemos que Marina pretende se candidatar a presidente nas eleições de 2014.

    Imaginamos que Marina, sem mandato corre o risco de ficar fora da mídia, excetuando por medidas pessoais que ela venha adotar, tais como palestras, seminários, simpósios etc.

    Isto posto, CONSIDERANDO os 2,7 milhões de votos obtidos por Marina aqui no Estado RJ, e entendendo que ela tem que continuar na mídia, SUGERI, em 4/10, no Movimento Marina Silva e na Rede PV, que MARINA se candidate a PREFEITA DO RJ.

    Lembro que o atual prefeito do RJ conseguiu se eleger com 1,7 milhões de votos, ou seja, 1 milhão de votos a menos que Marina, portanto, entendo que não devemos desprezar essa expressiva votação obtida por Marina aqui no RJ.

    Assim, antes que V. Sª. possa admitir que a sugestão possa ser descabida e inoportuna, informo que fiz tal propositura, também, por lembrar que:

    1 - O pessoal do Movimento Marina Silva sugeriu e conseguiu que Marina se dobrasse a idéia de se candidatar a presidente do Brasil; e que

    2 - o povo fluminense ( e carioca ) é receptivo em eleger pessoas de outros estados da federação, como por exemplo: Brizola [ do RGS, eleito deputado federal e governador ], Negrão de Lima [ de MG ], Moreira Franco [ do Piauí ], Gabeira [ de MG ], o Cacique Mario Juruna [ dep federal ] etc.

    Portanto, a sugestão de Marina se candidatar a Prefeita pelo RJ é para que ela seja eleita e se mantenha na mídia, pois, sabemos que o RJ é a CAIXA DE RESSONÂNCIA do Brasil, acrescido dos fatos que com a Copa do Mundo e as Olimpiadas aqui no RJ farão com que ela seja muito acionada e isto a manterá na mídia.

    Lembrando que V. Exª. foi o maior responsável pela vinda de Marina para o PV e foi o coordenador da campanha dela aqui no RJ, peço que emcampe esta sugestão e sensibilize Marina Silva a mudar seu domicílio eleitoral para o RJ para que em 2012 ela se candidate a Prefeita do RJ e que V. Exª. venha a ser o vice dela para que em 2014 ela se candidate a presidente do Brasil e V. Exª. Governador do RJ.

    Cordialmente

    Wagner Gomes

    ResponderExcluir
  9. Caro Sirkis,
    li seu texto com grande interesse e considero correto e sensato o posicionamento de Marina e do PV no futuro político de nosso país. Neste cenário que está aí desenhado, precisamos realmente de uma TERCEIRA VIA, de um partido de fato apenas preocupado com o bem de nossa nação. Torço pela construção de um novo projeto político para 2014, amparado na credibilidade e na postura ética e equilibrada da nova liderança que surgiu (Marina Silva) e se consolidou com os 20 milhões de votos recebidos.

    ResponderExcluir
  10. O posicionamento de Marina surpreendeu a todos: Quando o Brasil esperava o anúncio oficial de quantos e quais cargos seriam necessários para o PV e Marina anunciarem seu apoio a Serra ou Dilma, como manda a tradição política do País, eis que a jaguatirica da Amazônia surge com a proposta da independência...sepultando de vez o fisiologismo e oferecendo sua colaboração programática através de uma agenda propositiva.
    Analistas políticos ficaram tão perplexos que se perderam nos comentários...Merval Pereira(O Globo) chegou a dizer que Marina perdeu o bonde da história ao não se posicionar ao lado de Dilma ou Serra... Para logo a seguir contrapor-se ao comentário anterior dizendo que "o eleitor de Marina votou nela por estar cansado das velhas práticas políticas". Em síntese, desconhecendo essa nova prática acabou falando bobagem e caindo numa grande incoerência, imediatamente percebida e devidamente registrada pela jornalista Cristina Lobo.
    Mas o Merval está desculpado pelas bobagens, afinal a Marina surpreende e quebra paradigmas mesmo!!! FMENANDRO

    ResponderExcluir
  11. Muito boa e imparcial, a sua análise do desenrolar da campanha da Dilma...

    abraços ecológicos

    Eva

    ResponderExcluir
  12. Meus 2 centavos de opinião:
    O PV e a candidatura Marina precisa nestes proximos 4 anos de CAPILARIDADE. Sair dos grandes centros e construir um programa que atinja os municipios do interior e as classes medias e baixas.
    Uma das estrategias para isso e' atraves das Agendas 21 que atinge hoje grande parte dos municipios brasileiros. Em 2012 sera' o momento para revisao geral das Agendas 21 no Encontro Rio+20 que ocorrerá no Rio de Janeiro. Portanto temos um caminho e uma data de culminancia.
    Maos a obra!

    ResponderExcluir
  13. Nobre Deputado Sirkis. Precisamos organizar o PV, em todas as instancias, o povo aguarda isso. como diz Marina, sitando Victor Hugo: "Nada é mais forte do que uma idéia cujo tempo chegou"

    Saudações Verdes......joelço Ribas de Morais

    ResponderExcluir
  14. Parabéns. Você está no caminho certo. Transformar em ação tudo que Marina disse e propos na campanha a Presidência da Repúbíca é a única maneira de se diferenciar neste processo espúrio. A "Democracia" a custa de uma representaividade distorcida(baseada só no econômico), não pode ser chamada de Democracia.

    ResponderExcluir