30/10/2019

Esperança, incompetência e “colapsologia”


Acabo de regressar de uma viagem relâmpago à Paris onde assisti a reunião sobre novos instrumentos financeiros para a descarbonização do One Planet com o Fundo Verde do Clima, no ministério das finanças da França e fiz uma visita à Agencia Francesa de Desenvolvimento para tentar apoio para uma projeto de destilação de biodiesel com caroço de açaí, no Amapá. 

 Na reunião do One Planet o tema era blended finance que, trocado em miúdos,  vem a ser a participação de recursos públicos (governos, bancos centrais, bancos de desenvolvimento) para alavancar para projetos de descarbonização uns 60 trilhões de dólares de investidores de longo prazo, tipo fundos de pensão, que estão praticamente perdendo dinheiro com os juros baixos e até negativos mas que para irem para o investimento produtivo descarbonizante (energias limpas, reflorestamentos gigantes, agricultura de baixo carbono, biocombustíveis, eletrificação de transportes, etc...) querem garantias que reduzam seu risco. Na verdade é a discussão dos “fundos garantidores” e o sujeito oculto da mesma é sempre a questão do valor econômico do menos-carbono. 

 De Paris, segui à Roma para a reunião dos governadores da região amazônica, no Vaticano, um dia depois do final do Sínodo Papal, na   Pontifícia Academia de Ciência do Vaticano,. Participaram governadores da região amazônica, tanto do Brasil quanto de países limítrofes. 

Veja o video

Presentes os governadores do Amapá (presidente do consórcio dos estados amazônicos) Valdes Gois, do Amazonas, Wilson Lima, do Piauí, Wellington Dias, do Pará, Elder Barbalho e do Maranhão, Flávio Dino. Presente também o ministro de meio ambiente da Colômbia Ricardo Lozano e os governadores do Peru: de Huanuco, Juan Cornelio,  San Martin, Pedro Vargas,  e Ucayali,Francisco Torres. 

Os trabalhos foram coordenados pelo Monsenhor Roberto Sorondo Chanceler da Pontifícia Academia de Ciências. 


Monsenhor Sorondo e seu carro elétrico

 Da sociedade civil participamos o  Virgilio Viana, da FAS, um dos organizadores do evento, André Guimarães do IPAM, Mauricio Bianco, da Conservation International e Rosa Lemos, do Funbio e eu, pelo CBC.

  O ministro do meio ambiente brasileiro Ricardo Salles, cuja presença fora anunciada dias antes,  não deu as caras. "Uma ausência que preencheu uma lacuna", ironizou um dos presentes. 

O governo federal foi representado pelo Secretário de Soberania e Cidadania do Itamaraty, Fábio Marzano,  que exerceu uma difícil missão de contorcionismo diplomático  ao concordar com a maioria das conclusões do Sínodo, elogiar o papel histórico e as realizações climáticas do Brasil --nos governos anteriores, portanto--  e garantir que o governo Bolsonaro zelava rigorosamente pelo meio ambiente. Ele forneceu uma minuciosa relação de operações de fiscalização que teriam sido realizadas nas últimas semana contra grileiros e garimpeiros e anunciou a redução de queimadas, em setembro.

  Lembrei-lhe que o desmatamento de setembro 2018 a setembro 2019 aumentara de 222% segundo estimativas preliminares do DETER mas considerei as operações listadas por Marzano "uma boa noticia, se de fato se revelar exata". 

 O tom geral dos governadores foi de levar em conta com seriedade a questão climática, defender a floresta em pé e afirmar a necessidade de mecanismos sustentáveis de desenvolvimento. Barbalho afirmou que “a floresta em pé é um ativo”, defendeu a necessidade da regularização fundiária e garantiu que não havia nenhuma necessidade de mais desmatamento para aumentar significativamente a produção agrícola e pecuária”. Wellington Dias levantou a questão do pagamento de serviços ambientais.

 Flavio Dino criticou o discurso de “soberania” quando usado como álibi para variadas agressões ambientais. Valdes Gois levantou a questão de remuneração do estoque de carbono nas florestas e todos defenderam a (inviável, penso) continuidade do Fundo Amazonia sem detrimento de fundos estaduais que poderão ser criados. 

 A Igreja Católica esteve presente através do Monsenhor Roberto Sorondo e dos careais Claudio Humes e Pedro  Barreto que reafirmaram o posicionamento do Papa Francisco e a declaração do Sínodo.

 Reafirmei o papel central dos estados nesse momento em que o governo federal vem promovendo retrocessos e o desmonte de décadas de construção ambiental e climática: “os estados precisam assumir a liderança do processo. A comunidade internacional precisa criar mecanismos financeiros de pagamento por serviços ambientais, precificação positiva do carbono e garantias para investimentos na descarbonização”. 

 O documento aprovado pelos governadores brasileiros --Valdez e Flavio Dino alavam também em nome dos consórcios do norte e nordeste--  e peruanos ficou bem alinhado com as conclusões dia sínodo. A declaração final foi bastante afirmativa (ver abaixo) e os governadores, brasileiros e peruanos empunhar juntos nossa faixa de “Governadores pelo Clima”. 



 Foi dado um passo na estratégia que buscamos de fazer avançar as coisas pela esfera subnacional já que no âmbito federal não conseguimos sair desse circo de horrores do qual a mais recente ilustração é o mega derramamento de petróleo que o governo não consegue enfrentar com um mínimo de competência e sequer identificar a origem.

 Vejam: a análise química dos restos permite saber o tempo de permanência no mar, a análise das correntes determinar a zona aproximada do derramamento e o monitoramento de fotos de satélites os navios que estavam na zona naquele período. Um trabalho de inteligência banal. Não são capazes...




 O colapsólogos

 As notícias crescentemente preocupantes da ciência com os relatórios do IPCC e outros apontam para uma evolução deveras dramática e assustadora da questão climática.  Vamos numa trajetória que leva a 4.5 graus ao final do século, no tempo de vida dos nossos netos, que é literalmente o inferno na terra. 

 As NDC anunciadas no Acordo de Paris, religiosamente cumpridas levam a mais de 3 graus, também inferno,  mas a tendência atual é ficarmos além. A janela de oportunidade para 2 graus está se fechando rapidamente e para 1.5 mais ainda. A situação política global piorou muito desde 2015. Há, por outro lado, uma revolta que vai se espalhando mas que não consegue, até agora, articular nem alavancar caminhos de transformação. Um protesto sem consequência para além de desopilar o fígado.

 Nesse contexto surge a corrente dita dos “colapsólogos” que antecipam nada menos que o apocalipse dentro de uma ou duas gerações. Meu amigo Yves Cochet, ex-ministro do meio ambiente da França no seu livro "Devand le effondrement,  Essa de callapsologie" prevê a morte metade da humanidade até 2035. Várias outra obras nesse sentido estão sendo publicadas. Misturam a crise climática, com a ascensão do fascismo, dos conflitos étnicos, futuras guerras nucleares, colapso da agricultura e mais umas tantas desgraças. 

 A esse pensamento corresponde induz à ação de movimentos como o Extinction Rebellion, esse jovens ingleses que tentam “paralisar” a economia colando a bunda no asfalto. Me recordo da manifestação climática no final de 2018, em Paris,  com uma cacofonia de grupelhos e palavras de ordem e uma presença considerável de gilets jaunes ativistas de uma revolta fascistóide contra a taxa de carbono. Misturados com os ecologistas radicais todos irmanados “contra o sistema”.


Um gilet jaune contra taxar o carbono... numa manifestação pelo clima

 Inclusive, estão em países de emissões comparativamente baixas cuja influência sobre o clima global é pouco efetiva embora possa contribuir e muito em termos de financiamento e tecnologia. 

 Isso é uma realidade objetiva, não adianta xingar os governos nem infernizar a vida dos outros cidadãos indo ao trabalho. Precisam entender seu ativismo sob uma ótica global. Façam algo de útil! Criem uma criptomoeda baseada no valor do menos-carbono! Popstars  e hackers de todo planeta mobilizem-se para capitalizar o menos carbono!!! Enquanto o valor econômico do menos-carbono não estiver no centro da criação de valor na economia sera difícil alavancar uma descarbonização drástica. Acabar com o carvão e o desmatamento, reflorestar numa escala nunca dentes vista e deixar boa parte do petróleo debaixo da terra ou do mar como stranded asset (com valor econômico enquanto tal). 


 Filósofos do apocalipse, masoquistas e narcisos,  que protestam para os seus próprios selfies, querendo apenas “se colocar” sem se interrogar sobre a eficácia prática de suas ações, não são os resistentes ao apocalipse. São simplesmente  seus arautos trombeteiros. Sinceramente, não tenho saco para essas babaquices.

 É possível mesmo que estejamos rumando para tempos ecológica, política, cultural e socialmente apocalípticos. Vamos então resistir, reverter o caldo ou morrer tentando mas com políticas de descarbonização bem focadas e plausíveis, sabendo trabalhar as instituições, influenciar o mundo produtivo, promover uma revolução cultural financeira e defendendo a democracia, buscando fazer a cabeça das pessoas e juntar maiorias. 


PS - O anúncio do cancelamento da COP 25 em Santiago por causa dos distúrbios é um ato de covardia do presidente Piñera que espero seja revertido. Esses distúrbios tornaram-se muito frequentes na era das redes sociais mas -- excetuada Hong Kong-- não tendem a se prolongar muito e haveria tempo para acalmar as coisas até dezembro. Realizar a COP na Costa Rica, que postulava,  ou em Bonn, onde é a sede da UNFCCC,  vai tomar meses e tempo é o que não temos,  muito embora as negociações da ONU produzam apenas um efeito limitado: pequenos avanços incrementais dentro do  mínimo denominador comum possível no consenso de 196 governos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário