04/10/2018

Meu voto (por enquanto) "camarão"


Estamos na reta final. Amigos me pedem minhas recomendações de votos, nesse momento já posso adiantar todos...menos o para presidente.


 O dilema é simples. Penso que se deveria a todo custo evitar uma polarização entre Bolsonaro e Haddad. Nessas alturas o único candidato que conseguiria fazer isso, inclusive com melhores chances contra Bolsonaro no segundo turno,  é o Ciro.

 Acontece que o Ciro encontra-se estagnado com tendência de baixa nas pesquisas mais recentes. Está com 10% contra 23% de Haddad. Dificilmente conseguiria chegar lá apenas com votos subtraídos dos outros candidatos atrás dele, dos brancos e nulos e dos indecisos. Teria que reverter uma parcela de voto diretamente do Haddad cujo eleitorado, predominantemente popular,  é menos sensível a argumentos estratégicos de “voto útil”. Ou seja, é algo muito difícil, nos três dias que faltam, embora não de todo impossível dadas as peculiaridades loucas dessas eleições.

 Vou aguardar as pesquisas de sexta-feira para ver se vale a pena o voto útil. Caso esse quadro permaneça  voltarei ao meu voto natural que seria Marina Silva buscando evitar um resultado que depreciasse a nossa causa socioambiental.

 Vou espera para definir meu voto na reta final mesmo. Se Ciro crescer, voto útil. Senão, voto programático e sentimental, conformado.

 Quanto às outras eleições, tá batido o martelo:

 Governador do Rio de Janeiro: Eduardo Paes 25.  A situação do Rio é catastrófica e ele é o único com a experiência e a garra para enfrenta-la. O amálgama com o Cabral é pífio. As mesmas delações que indiciaram Cabral exoneram o Eduardo de corrupção. Há contra ele acusações de gastos não declarados de campanha. No que pese a histeria da mídia não é a mesma coisa. Os outros candidatos são terríveis. Votar é escolher numa realidade dada. A do Rio é essa.

 Senadores: Aspásia Camargo 455 e Chico Alencar 500.

Aspásia representaria uma ambientalista, mulher, no Senado. O Chico é um voto digno. Tive e tenho muitas divergências programáticas, ideológicas e de estilo de atuação com ele mas o respeito e gosto dele.  O Rio precisa do Chico para senador. Tem sensibilidade para as questões ambientais e possui espírito público. 

Deputado Federal: Daniel Marques 4333.  É candidato do Partido Verde. Ex-secretário de meio ambiente de Niterói é um ambientalista sério e experiente, um bom nome para compor uma bancada verde na Câmara. Meu antigo número  4333 está em boas mãos.


Deputado Estadual: André Esteves 43333. Meu amigo e colaborador há oito anos. Dedicado, trabalhador como poucos. Foi meu chefe de gabinete, deu continuidade a diversos projetos que iniciei, inclusive o de reflorestamento de mangue em Magé que é um dos mais significativos do entorno da baia da Guanabara e que estamos tocando desde 2001. Tem boas posições e ideias sobre segurança, modernização da gestão e diretos animais. Teve uma longa experiência de gestão na iniciativa privada e vai ser um elemento importante de renovação na nossa decrépita ALERJ além de um reforço para a bancada ambientalista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário