30/10/2012

A visita de Dany Cohn-Bendit



 Recebi no final de semana, no Rio, a visita de meu querido amigo Daniel Cohn-Bendit, líder da bancada verde do Parlamento Europeu. Conversamos muito sobre a crise da Europa. Dany está em conflito com a direção dos verdes franceses por causa do que ele considera uma posição oportunista em relação ao debate orçamentário no parlamento francês.

 Sua posição é favorável aos cortes no orçamento e à política de austeridade do presidente François Hollande e procura nuancear um debate que considera simplista entre austeridade versus investimento público para sair da crise. Dany considera que é preciso ter ambos. Já os verdes, segundo ele, querem o melhor dos mundos: estar no governo mas não se responsabilizar pelo cortes orçamentários sob pena de ser patrulhados à esquerda. 

 Segundo ele que haver austeridade, na França, em relação especificamente ao custeio, fora de controle, para reduzir o déficit e poder reduzir as taxas de juros do sistema bancário e, ao mesmo tempo, tem que haver investimento público gerador de emprego. 

 A direita defende apenas a austeridade e sua política vem gerando recessão e agravamento do próprio déficit público e a esquerda defende simplesmente gastar mais, que segundo Dany, foi em parte o que provocou a crise em primeiro lugar. Houve uma farra de dinheiro fácil, sobretudo nos países do sul da Europa que agora sofrem as consequências. Portanto há um sintonia fina a ser feita entre cortar gastos e investir em projetos social e ecologicamente sustentáveis. 

 Mas a saída da crise europeia ainda vai demorar. Dany é um resoluto defensor de “mais Europa” de uma integração cada vez maior sem o que, na visão de Dany,  a decadência será inevitável.

 Dany está preparando dois filmes relacionados com a Copa do Mundo de 2014 e com o Rio de Janeiro. Lhe dei muitas dicas e apresentei a lideranças emergentes da juventude carioca que, na minha opinião, teriam algo de novo a dizer. Na segunda feira pela manhã Dany encontrou com Miguel Lago, do Meu Rio e Bernardo Ainbinder que liderou mobilizações no movimento pela “ficha limpa”, entre outras causas.  Foi bacana promover o encontro do grande líder estudantil do maio de 68, na França, com jovens que de fato colocam elementos novos numa política estudantil e de juventude brasileiras que atualmente  são dominada por entidades decrépitas que perderam sua alma e que há muito tempo deixaram de ser “a nossa força e a nossa voz”.  

Dany com Miguel Lago e Bernardo Ainbinder

Um comentário:

  1. Olá Sirkis! Boa tarde!!! Por gentileza preciso de um auxílio. Sou esposa (viúva) de Dr. Sócrates e estou tentando localizar Daniel Cohn Bendit... Sócrates me deixou um pedido muito especial e preciso entregar à ele.

    Você tem um e mail para que eu possa me comunicar contigo??

    Grata,

    Kátia Bagnarelli Vieira de Oliveira
    katiabagnareli@gmail.com

    ResponderExcluir