06/12/2011

Vítima do arrastão aeroportuário...

Em julho escrevi um blog sobre o péssimo atendimento no embarque do terminal 2 do Galeão com uma demora de duas horas provocada por um gargalo nos detectores de metal e no controle de passaportes. A imprensa vem noticiado fartamente o caos nos aeroportos brasileiros. Há duas semanas convoquei na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, o ministro dos aeroportos, Wagner Betancourt que expôs uma série de planos e recebeu várias sugestões minhas para melhorar a situação (propus uma ouvidoria, um “prefeitinho” como gestor de cada aeroporto, uma conexão hidroviária para o Galeão, etc...)

Pois na sexta-feira voltei a ser testemunha (e vítima) da bagunça e roubalheira nos nosso aeroportos. Embarquei de tarde num vôo da Gol para São Paulo onde pegaria a conexão para Johanesburgo e Durban. Cheguei cedo pois o trânsito estava bom. Despachei a mala com minhas roupas e documentos da Conferência. Pedi para a funcionária do check in lacrar a mala com uma tira plástica e pensei premonitoriamente: será que vão perder? Percebi que ela endereçou a mala para DUR e me garantiu que não precisaria retira-la em Guarulhos nem em Johanesburgo. Ao passara para a área de embarque me chamou atenção do vôo da Gol não constar do painel. Um funcionário de disse que era pelo fato de ser um “vôo novo”. E daí? Não entendi direito...

Na chegada em Johanesburgo anunciaram que todos deveriam recolher as bagagens. A minha não apareceu. Em Durban também não apareceu. O funcionário da South Africa Airways SAA consultou o computador e me deu a informação que a mala ficara no Rio! Começou um vila crucis de telefonemas para call services que deixam você pendurado e nunca respondem, funcionários que não informam nada e caras ligações para o Brasil para minha secretária que passou a receber as informações mais contraditórias. A Gol informou que tinha mandado para a África do Sul e a SAA garantindo que não, em seu sistema nunca constou o recebimento da mala em SP.

Claramente foi roubada ou no Galeão ou em Guarulhos. Meu colega deputado Mendes Thamen chegou aqui com a esposa e as duas malas tiveram seus cadeados quebrados e vários itens furtados. O que está acontecendo nos nosso aeroportos já não são mais roubos ocasionais. Virou arrastão. Arrastão aeroportuário no aguardo da Rio + 20, Copa do Mundo e Olimpíadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário