05/07/2011

Buenas!

Passei quatro dias em Buenos Aires a convite da Fundación Verde que realizou um seminário sobre temas urbanos com vistas às eleições para o governo da cidade no próximo domingo. Fiz duas palestras, uma sobre nossa experiência de implantação do sistema cicloviário no Rio e outra sobre Ecologia Urbana e Poder Local, título do meu penúltimo livro, relançado no ano passado. Passaram pelo seminário alguns dos candidatos a “jefe de gobierno” da capital argentina.

A disputa tende a se polarizar em torno dos mesmos candidatos que foram ao segundo turno há quatro anos: o atual prefeito Mauricio Macris, ex-presidente do Boca Juniors, de centro-direita, com 36%, e Daniel Filmus, apoiado pela presidente Cristina Kirchner, com 29%. O muito badalado cineasta Pino Solanas, do Proyeto Sur (gênero um PSOL argentino), inicialmente lançou sua candidatura à presidência e depois recuou para a disputa de Buenos Aires. A passagem do nacional para o local acabou enfraquecendo-o. Nas pesquisas aparece num terceiro lugar distante, com 13%. O efeito de sua candidatura, no entanto, desmontou a do ex-prefeito Jorge Telerman, apoiado pelos verdes, que na eleição anterior ficara de fora do segundo turno por pouco.

Correndo por fora e sem chance um outro candidato, à direita de Macri, Ricardo Lopez Murphy. A campanha, praticamente uma reprise da disputa Macri x Filmus, é das mais frias da história da cidade e nada parece capaz de anima-la no frio de rachar que faz em Buenos Aires. Aproveitei para rever meus locais favoritos, comprar livros e fazer uma inspeção em Puerto Madero para ver a quantas anda a revitalização já com quase 20 anos e que pessoalmente acompanho há dez.

O vídeo com minhas impressões:

Nenhum comentário:

Postar um comentário