27/03/2011

Verdes arrasam na Alemanha!


 Os verdes alemães tiveram um avanço espetacular em duas eleições regionais realizadas neste domingo. No rico estado de Bade-Wurtemberg, tradicional bastião do CDU(democracia cristã, partido da primeira ministra Angela Merkel) os verdes passaram de 11% , em 2006, para 25%, ultrapassando a social-democracia (SPD) que obteve 23,5%. Juntos formarão um governo estadual de esquerda mas, pela primeira vez, o governador será um verde, provavelmente  Winfried Kretschmann ! O partido de Merkel ainda foi individualmente o mais votado, com 38%, mas os verdes e o SPD juntos tem mais votos e assentos no parlamento do lander que a dupla CDU – FPD(Liberais).

 No vizinho estado da Renânia- Palatinat, os verdes obtiveram 17%. Em 2006, haviam tido menos de 5% não conseguido, assim, ultrapassar a cláusula de barreira. É um lander que era governado pelo SPD, sozinho, que agora precisará se coligar com os verdes.

 O acidente nuclear no Japão e a posição vacilante do governo CDU-FPD no caso da Líbia parecem ter jogado um papel importante nesse tsunami verde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário