14/08/2010

Tempos interessantes: voto útil em Marina?

A se confirmar o “descolamento” de Dilma em relação a Serra, apontado na última pesquisa do Datafolha, e o risco dela vencer no primeiro turno, o momento seguinte será o de muita gente começar a perceber, que Marina não só é quem pode garantir a existência de um segundo turno como mais que isso: Marina é a única capaz de nele derrotar a candidata do PT. Pode soar como arroubo de um coordenador de campanha da Marina mas, pode no futuro ser creditado como capacidade de antecipação. Ver adiante é o primeiro passo para qualquer virada histórica.


Detalhe: segundo o Datafolha Marina tem 15% no Rio de Janeiro. Vai ser o primeiro lugar que ela vai passar Serra. Aguardem.

Hoje Merval Pereira, em sua coluna de O Globo, absorve boa parte do email que lhe enviei na quinta-feira e cujo texto completo está num dos blogs abaixo. Nele explico nossa visão de governabilidade na eventualidade de uma vitória de Marina e nosso o conceito de “realinhamento histórico”. Penso que pode eventualmente servir de reflexão para aqueles que já se deram conta que Serra dificilmente recuperará o terreno que perdeu.


O caminho do crescimento de Marina se dá em dois movimentos. Na classe média são votos que poderão migrar de Serra pelas razões expostas acima. Na área popular, sobretudo entre as mulheres pobres, são votos que migrarão tanto de Dilma como de Serra permitindo a subida de Marina e, ao mesmo tempo, a viabilização do segundo turno. No limite, isso colocará Dilma numa situação curiosa de ter que dosar a queda de Serra: deve cair o suficiente para dar a ela uma confortável dianteira mas, não a ponto dele ser ultrapassado por Marina. É claro que a nova vantagem de Dilma na pesquisa do Datafolha pode se relacionar com o timing da mesma em relação às entrevistas na TV Globo mas, sua dianteira agora parece-me grande demais para se originar apenas desse fator.

Como dizia Groucho Marx, "é difícil fazer previsões, sobretudo quando dizem respeito ao futuro", mas que estamos adentrando tempos interessantes, não resta dúvida.


E por falar de futuro : vejam esse artigo interessante da escritora Margaret Atwood, no Haaretz, sobre profecia de paz entre Israel e Palestina http://migre.me/14NLE

2 comentários:

  1. Excelente Sirkis, concordo em número, gênero e grau. Ainda há de passar muita água por de baixo dessa ponte e contando com os eleitores de Marina que não são somente eleitores mas tambem agentes mobilizadores chegaremos a um segundo turno e consequentemente subiremos o Planalto. Não quero me antecipar mas esse é o meu grande desejo por um Brasil realmente que todos nós um dia já sonhamos.

    ResponderExcluir