31/07/2010

Marina sinônimo de vida

Nascida filha da floresta e sob condições tão adversas que qualquer brasileiro em sã consciência acharia lenda que uma mulher pobre, isolada num seringal a quilômetros de distância do centro de Rio Branco, capital do Acre, pudesse vir a concorrer ao mais alto posto político desses pais.
O destino é misterioso para qualquer pessoa, mas para Marina é um pouco mais. Teve malária cinco vezes, hepatite, contraiu leishmaniose, teve contaminação por mercúrio...viche!! e foi por conta disso tudo que resolveu sair de onde morava e foi para a cidade cuidar da saúde.


Impulsionada pela falta de saúde, Marina que era completamente analfabeta e estava longe de casa, teve que dar um jeito na vida para se sustententar na cidade. Trabalhou como empregada doméstica e resolveu começar a estudar. Veja só, pra muita gente uma doença significaria um bom motivo pra descansar e deixar a vida levar (parafraseando meu amigo Zeca Pagodinho), mas ela não fez isso...no sufoco do sem conforto, ela fez alfabetização, primário, secundário, vestibular, cursou história pela Universidade Federal do Acre. Isso por si só já faz o povão lembrar da rotina de mais da metade dos brasileiros, que tem que trabalhar e estudar. Uma rotina que só compreende quem sente na pele as dificuldades que se tem que enfrentar para conseguir um salário melhor.

Contrariando todas as expectativas, Marina Silva foi além. Abraçou a vida política e   tornou-se vereadora, deputada estadual, senadora por duas vezes e chegou a ministra do meio ambiente. 
Falando assim parece difícil de acreditar que uma mulher com 45 anos tenha atravessado tantos reveses e ainda assim tenha coragem pra ser presidente da república. Marina iniciou sua vida política iluminada por uma estrela vermelha e solitária que lhe deu força e oportunidade, mas desde o dia primeiro de agosto de 2009, está iluminada por todas as estrelas do mar e do céu, pois na natureza do mundo, todas as estrelas agradecem sua existência. O que será que essa grande mulher não faria como presidente do país????

Um comentário:

  1. "Você escolhe seu caminho, mas Deus dirigir seus passos."
    Marina é simplesmente uma mulher de Deus;espero sua vitória.
    "Mulher virtuosa quem achará?"
    Marina.

    ResponderExcluir