16/09/2010

Campanha e realizações na orla marítima

Na semana passada fiz campanha em duas áreas onde costumo ser bem votado e tenho diversas realizações: Barra e Recreio e o Leblon.

No Leblon, tivemos a memorável luta dos Morro Dois Irmãos. Impedi a construção do Hotel e dos dois prédios que o Antônio Galdeano ganhara na justiça, com seu terrível impacto ambiental e paisagístico, e consegui negociar a transferência de seu potencial construtivo para a Av das Américas (Le Monde), onde não fez estrago. O terreno na encosta virou um dos parques mais lindos do Rio: o Penhasco Dois Irmãos/Sérgio Bernardes.

Em 1994, iniciei o reflorestamento daquela encosta pelo mutirão, mobilizando a comunidade da Chácara do Céu no projeto Mutirão de Reflorestamento que reflorestou outras 46 comunidades na minha gestão (hoje já são mais de 80). Em 2006, o reflorestamento estava completo. Me orgulho muito dessa realização tão visível, embora muita gente não se lembre mais de como que era antes: uma encosta de capim colonião que pegava fogo toda hora. Também ali, temos o início da ciclovia da Orla, que foi implantada em 91 nas obras para a Rio 92. Consegui convencer o então prefeito Marcello Alencar a incluir as ciclovias no projeto. Na época, ambos apanhamos muito por conta delas mas, hoje, quem pode contestá-las? Nem o Millor...

Na Barra-Recreio, posso apontar para a Prainha e a Lagoa de Marapendi, ambas protegidas por APAs que consegui aprovar na Câmara depois de grandes batalhas. Na Prainha, foram mais dez anos de trabalho para desapropriar mediante permuta o terreno particular e implantar o Parque Ecológico da Prainha, sempre em parceria com os surfistas da ASAP. Marapendi foi uma batalha contra a turma que queria construir espigões de 30 andares na restinga. Ali, também, contabilizo o início do saneamento do Recreio e a dragagem da Lagoa do Camorim (1995), a arborização do Jardim Oceânico e as ciclovias da Orla e Ayrton Senna.

É bom fazer campanha em lugares onde a gente pode responder à pergunta: "mas, afinal o que você fez?", apontando para situações visíveis a olho nu.



Nenhum comentário:

Postar um comentário