04/07/2018

Fórum conclui sua Proposta Inicial para a Implementação da NDC brasileira



O Fórum Brasileiro de Mudança do Clima concluiu seu processo iniciado em março de 2017 de discussão e elaboração de uma Proposta Inicial com um caminho e com cenários para tirar do papel a Contribuição Nacionalmente Determinada (sigla em inglês NDC) vinculada ao Acordo de Paris, que o Brasil anunciou em 2015.

 Participaram do processo, presencialmente, em suas duas rodadas de discussão, 537 pessoas (315 homens de 222 mulheres) e 214 diferentes organizações governamentais, do terceiro setor, do setor empresarial e da academia (detalhes da participação no anexo do documento)

  O documento lista as ações a serem implementadas nas áreas de Florestas, Agropecuária, Transportes, Energia e Indústria bem como medidas “ao largo da economia” que dão um pano de fundo para a descarbonização.

 Aponta não apenas a maneira de se chegar abaixo das emissões de 1.3 gigatoneladas(Gt) de CO2eq, em 2025 e 1,2 Gt, em 2030 e a maneira de fazê-lo mais compatível com uma estratégia de neutralização das emissões, a longo prazo. Também define ações em relação a adaptação climática  nos diversos setores.


  O documento foi apresentado na Comissão Mista de Mudanças Climáticas do Congresso Nacional (CMMC) e entregue ao presidente do Senado. Será entregue ao Presidente da República, aos sete ministérios que compõe do GEx e a todos candidatos à presidência da República nas eleições de outubro,  coerentemente com a visão de que o FBMC é um instrumento do Estado brasileiro e da sociedade com vistas ao longo prazo e que procura se relacionar com todas as correntes de opinião do país já que a mudança climática impacta o país como um todo de diz respeito a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário