12/06/2011

O domingo vermelho



Foi uma grande manifestação com cerca de 20 mil bombeiros, policiais, servidores públicos de várias categorias, famílias e apoiadores do movimento entre os quais os deputados federais Dr Aloisio(PV), Alessandro Molon (PT), Chico Alencar (PSOL) e eu, dentre outros. Presente, evidentemente, um dos líderes do movimento o capitão Lauro Botto, suplente de deputado federal do PV. Nosso papel enquanto parlamentares é apoiar o movimento e lutar pela aprovação da anistia que apresentamos na Câmara federal.

O movimento conseguiu vitórias iniciais com o fim da subordinação dos bombeiros à Secretaria de Saúde, a volta da Secretaria da Defesa Civil, a mudança de comando e a libertação dos presos. A questão salarial continua em suspenso e deve se misturar com a dos policiais na discussão da PEC 300 que periga alastrar o movimento para todo o Brasil. Movimentos de rua envolvendo policiais armados são preocupantes e o governo federal e sua base parlamentar têm responsabilidade de não ter tratado do assunto com a devida seriedade no ano passado, ano eleitoral, quando aprovaram a PEC 300 que agora querem barrar. Não houve um estudo de como financia-la, de como criar e gerir um fundo correlato ao FUNDEB, na educação, para ajudar os estados a nivelarem os salários dos policiais e bombeiros ao patamar do Distrito Federal. Agora o ministério do planejamento diz que isso custa R$ 50 bilhões e que não têm como financia-lo. É bom começar a estudar isso urgentemente pois o movimento tende a se alastrar. É preciso que isso transcenda simplesmente a questão salarial-corporativa e se integre numa profunda reforma da segurança onde um aumento substancial de salários se vincule ao fim das escalas de serviço e dos mal chamados bicos e ao estabelecimento efetivo da dedicação exclusiva à segurança pública.

Não vai ser fácil equacionar o financiamento dessa reforma e sua implementação sob a pressão de um movimento como o que se esboça. Mas o governo perdeu a oportunidade de fazê-lo "a frio". Por isso não terá outra saída do que faze-lo "a quente"...


VEJA O VÍDEO DA MANIFESTAÇÃO: http://www.youtube.com/watch?v=ts5c_s9P-HI



Nenhum comentário:

Postar um comentário