04/02/2011

Episódio surreal...

 Saiu no Globo On Line, originário do Congresso em Foco, uma matéria onde estou listado entre 17 deputados que supostamente declararam não possuir nenhum patrimônio. E isso dá ensejo a um tom de suspeição naquele estilo folclorizante onde apareço numa lista junto com o Tiririca (que dá a foto da matéria). A matéria ao que parece tem como fonte um erro no site do TSE. Tanto ao TRE-RJ,  na inscrição de minha candidatura,  quanto ao Congresso, para a posse, entreguei aquela relação de bens que consta de minha declaração de imposto de renda, de 2010,  relativo ao ano base 2009.   Nela  está listado um patrimônio de RS 166 976,17 (cento e sessenta e seis mil reais e dezessete centavos)  em contas correntes, ações e aplicações e um carro Sedan Polo. Não tenho mais, desde meu processo de divórcio, em 2005,   bem imóvel, tendo vendido o apartamento, três quartos, sala, que possuía nos anos 80, quando iniciei minha atuação política institucional. 

 Aproveito para alertar que encontra-se em processo final, devendo concluir-se esse ano –assim espero!--   o longo processo de inventário de meu pai, Herman Syrkis, falecido em 2002,  em virtude do qual herdarei 50% do apartamento onde reside minha mãe, no bairro de Laranjeiras e 50% do nosso sítio de família, no município de Paulo de Frontin, Rio de Janeiro, que pertence a nossa família, desde os anos 40. Já alerto que provavelmente esses bens constarão da declaração de 2012. Espero, no futuro,  não ser levianamente incluído numa dessas listagens sensacionalistas de parlamentares que tiveram  “um grande aumento patrimonial” cujo esclarecimento, posterior, jamais dissipa a suspeição inicialmente lançada.

 Depois de vinte dois anos de atuação político institucional, com quatro mandatos de vereador e tendo sido duas vezes secretário municipal,  agora me vejo na irônica circunstância de ter que prestar explicações sobre  um patrimônio... pequeno demais! Não sou daqueles que fazem da honestidade atração política. Penso que é simplesmente uma obrigação. Por isso nunca alardeei o fato de não ter enriquecido no período dos meus mandatos e missões públicas. Mas também nunca imaginei que um dia ia ter que responder por isso.

Acontece de tudo nessa vida...


9 comentários:

  1. O bem e a probidade não fazem alarde, não preenchem a mídia, essa eterna ansiosa por sangue fresco, seja ele de qualquer tipo. Mas quem teve "berço" sabe se embalar...
    Parabéns por mais uma nomeação e por toda uma vida de retidão.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo seu esclarecimento e pela sua dignidade. Coisa que não se vê em muitos por aí. Mas de um lado, foi muito bom o que você fez, pois só assim, você terá como calar a boca das "VELHAS RAPOSAS". Honra! Dignidade! Você já trás de berço.
    Parabéns e boa sorte!
    Dalva Cannone

    ResponderExcluir
  3. Os políticos do "baixo clero" só irão deixar de ser eleitos com o fim do voto obrigatório. Também seria bom tirar o direito de voto dos presidiários: se eles estão presos, é porque não sabem conviver em sociedade e, portanto, não podem decidir os rumos da sociedade. Com essas medidas, a qualidade dos votos e dos políticos eleitos com certeza melhoraria.

    ResponderExcluir
  4. Não vou lhe dar parabéns, pois, como você considero honestidade, obrigação.
    Mas os abutres devem estar olhando a sua declaração e pensando:"Quatro mandatos,dois secretariados e só isso de patrimônio. Aqui tem coisa". é que com certeza esses preconceituosos metidos a honestos, se tivesem tido a mesma trajetória que você,provavelmente teriam um patrimônio bem maior. Manda uma carta para o jornal, você tem que se explicar por ser tão pobre, sendo político.
    Um grande abraço, e bom trabalho em Brasília.
    Alexandre Lambert

    ResponderExcluir
  5. Muito bem claro deputado, mesmo não devendo nada fez esse esclarecimento. Sei que o fez a sociedade, e não a mídia sensacionalista, pois a esta o senhor não deve nada.
    Espero que no congresso o senhor não seja deputado nem da SITUAÇÃO (GOVERNO) e nem da OPOSIÇÃO, espero que seja deputado do RIO DE JANEIRO, que defenda os interesses fluminenses e brasileiros independente de partidos.
    Fico triste que o ilustre Gabeira não esteja no congresso, torci por ele para assumir o estado, mas a briga foi dificil e injusta, acho que teria sido melhor que tivesse concorrido ao senado, com certeza teria ganho e o RIO não estaria como está agora, órfão de senadores.
    Grande Sirkis, minha voz no Congresso, conto com você, que Deus te ilumine!
    Grande Abraço,
    Philippe da Silva.

    ResponderExcluir
  6. Prezado Deputado,
    parabéns pela posse e pela declaração. Infelizmente, imagino existir parte, grande, da mídia que quer nos fazer crer que tudo está perdido e que todos são corruptíveis.
    Armando Tavares

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pela posse, Alfredo!!! Mesmo sendo de Minas, acredito em sua honestidade, apesar de conhecê-lo apenas pelo livro...sei que é uma pessoa idônea!

    Vandilza castro

    ResponderExcluir
  8. A falta do que fazer é que fazem destes que o caluniam se mostrar em evidência por seus 5 minutos , sinceramente acho que o povo brasileiro deveria ser mais ativo em relação a tanta podridão na politica Brasileira , esperar que os poucos politicos honestos fação este trabalho sozínhos é querer demais mais o considero um grane exemplo e espero sinceramente que seu exemplo sirva de lição para os demais . parabéns por sua sempre brilhante atuação .
    Neia Telles

    ResponderExcluir