16/06/2010

Em julho nas livrarias: nova versão de Ecologia Urbana e Poder Local

Já está entrando no prelo para ser lançada em julho a nova versão de Ecologia Urbana e Poder local.

O projeto Livro Ecologia Urbana e Poder Local, de Alfredo Sirkis, ex-secretário de meio ambiente e de urbanismo do Rio de Janeiro e renomado escritor,  aborda as cidades sob a perspectiva de que não existe uma separação entre o ambiente natural e o ambiente construído mas sim uma simbiose entre ambos, para o bem ou para o mal. As cidades não constituem uma “não-natureza” mas uma natureza transformada. Sob este ângulo são discutidas soluções para os transportes, a poluição hídrica e atmosférica, a gestão do lixo, a proteção de áreas verdes e a valorização de uma cultura que promova a ecologia e a urbanidade.

O livro trata desta relação entre ambiente natural e o ambiente construído,  transformado pelo homem com seus sucessivos paradigmas. Ao longo da história urbana eles foram  por vezes obtusamente  conflitivos e, em outros momentos,  inteligentemente bem integrados,  dependendo sobretudo do tipo de cultura que prevaleceu em cada período histórico. Tanto na história antiga quanto na contemporânea há exemplos de ambos tipos de relação e suas conseqüências felizes ou funestas. O livro analisa como essa relação natureza x cidade foi bem sucedida em determinadas situações e como fracassou, em outras e como se aplica aos grandes desafios que se colocam para nossas cidades na atualidade.

Originalmente elaborado para formar gestores ambientais municipais a obra agora resumida e atualizada destina-se ao grande público.  Ecologia Urbana e Poder Local quer estimular o aprendizado da sociedade, particularmente dos jovens,  a respeito dessa delicada relação cidade-natureza, tanto na sua escala macro, urbanística, como na sua escala micro, arquitetônica, a fim de promover o conceito de sustentabilidade para fazer frente à grave crise ambiental vivida pelas nossas cidades. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário