O projeto original de revitalização da área
portuária que desenvolvi com minha equipe do IPP(Instituto Pereira Passos),
entre 2001 e 2003, e no qual o prefeito Eduardo Paes se baseou para o Porto
Maravilha, já continha a solução para o conflito artificial gerado pelo chamado
cais em Y que tem efeitos paisagísticos negativos. O programa Porto do Rio
previa reforço da capacidade de recepção aos navios de cruzeiro com três novos
piers. A grande diferença era que eles ficariam na altura dos armazéns 5 e 6
com o uso do 4 e 5 como receptivo de passageiros e a “desalfandegação” dos
armazéns de 1 a 3 para uso da revitalização urbanística.
Um dos grandes problemas que assombra a
revitalização da área portuária, até hoje, desde aquela época é o papel
negativo da Companhia Docas e, muito particularmente, da concessionária Píer
Mauá. No primeiro caso uma estatal desde sempre hostil ao projeto e, no segundo, uma empresa particular parasitária e incompetente que presta um serviço de
baixa qualidade embora altamente lucrativo.
A ideia “de jerico” de fazer o cais
em Y junto ao armazém número 1 ocultando o projeto de Santiago Calatrava no
Pier Mauá, é típico da mentalidade imediatista e gananciosa desses agentes do
atraso na área portuária.
A
rigor, pode-se até aproveitar a ideia do cais em Y, em vez dos três cais
menores previstos. Simplesmente cabe coloca-la no armazém 5. Talvez seja
necessário fazer uma dragagem suplementar. Nada demais.
A
solução existe, vamos voltar a ela?
Vejam o vídeo da simulação que fizemos na época:
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